MUSEU ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869612Palabras clave:
Museu Escolar, Geografia, Metodologia, Ensino e aprendizagemResumen
O texto apresenta relato de experiência pedagógica e investigativa por meio de estudo de caso, com uma turma de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública. Foram realizadas ações que resultaram na construção de um museu escolar, com a participação de professores, estudantes e familiares, cujos registros e artefatos familiares, que são de significativa importância na preservação das memórias, tornaram-se os principais instrumentos de pesquisa em Geografia. Além das contribuições didático-pedagógicas, as atividades culminaram na construção e na socialização de um museu no ambiente escolar, para o estudo da Geografia do lugar. Abordamos, neste texto, as etapas com os desdobramentos e com os subsídios para o processo de ensino e aprendizagem na construção do pensamento geográfico. Indicamos os principais aspectos sinalizados pelos participantes, que se tornaram descobertas de aprendizados e conhecimentos. O museu escolar, como alternativa didático-pedagógica diversificada, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem de várias áreas do conhecimento e dinamiza a proposta pedagógica, além de integrar a iniciação à pesquisa na educação básica. O maior problema é a indisponibilidade de espaço físico na instituição escolar para abrigar o museu de modo permanente. A sistematização dos conhecimentos científicos ocorreu com a participação dos estudantes e das famílias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Andréia Zuchelli Cucchi, Mafalda Nesi Francischett, Helena Copetti Callai
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.