MONITORAMENTO MENSAL DE RESERVATÓRIOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DO ESTADO DO PIAUÍ (BRASIL) UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM (2015 – 2021)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566989Palabras clave:
Google Earth Engine, Índice de água, Recurso Hídricos, Sentinel-2Resumen
O objetivo deste trabalho foi monitorar a variação da extensão superficial da água de oito reservatórios do estado do Piauí, Brasil, e avaliar a influência da precipitação sobre elas. O monitoramento mensal foi executado no período de 2015 e 2021 com base no Modified Normalized Difference Water Index (MNDWI), gerado com imagens do satélite Sentinel-2, sensor MultiSpectral Instrument (MSI), utilizando o Google Earth Engine. A associação entre a extensão superficial da água e precipitação foi avaliada com base na matriz de correlação. Os resultados indicam que a Lagoa do Portinho e barragem de Bocaina vêm em processo de recuperação do volume armazenado refletindo no aumento da extensão da superfície da água, oposto do observado na Lagoa de Parnaguá. Considerando todos os reservatórios, observou-se fraca correlação negativa entre os parâmetros analisados. Contudo, dados da Lagoa do Portinho e barragens Mesas de Pedra, Jenipapo e Algodões II demonstraram correlação positiva moderada entre a extensão superficial da água e as precipitações registradas nos meses anteriores. Os dados sugerem que outros fatores possam estar interferindo dos estoques hídricos, como as modificações na cobertura e uso da terra, derivações clandestinas, bem como as contribuições de águas subterrâneas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Reurysson Chagas de Sousa Morais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.