PRODUZINDO ÁGUA BARATA: A ISENÇÃO DO PAGAMENTO PELO DIREITO DE USO DA ÁGUA AO SETOR AGROPECUÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores/as

  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466133

Palabras clave:

Água, Natureza Barata, Água Barata, Estado, Paraná

Resumen

Inspirado principalmente na abordagem da Natureza Barata de Jason Moore, o artigo apresenta o desenvolvimento da noção de água barata a partir da análise da decisão pioneira do Estado do Paraná de legalizar a isenção do pagamento pelo direito de uso da água ao setor agropecuário. A pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa e crítica, e fundamentou-se na análise de documentos e base de dados oficiais e de conteúdos de entrevistas e matérias jornalísticas. O artigo aponta que a conquista da isenção é uma expressão do poder hegemônico do setor agropecuário paranaense nas relações de forças que vêm reconfigurando a partilha da água nas últimas décadas. O acesso privilegiado a reservas de água barata (desvalorizada) requereu a atuação ativa e seletiva do Estado por meio do controle político e da reprodução de imaginários despolitizantes da água. A luta pela água barata é, dialeticamente, uma luta pela apropriação do maior valor possível da água desvalorizada pela despossessão, extroversão de custos e exclusão. Uma noção relacional de água barata pode contribuir para compreender e contestar a reprodução da distribuição desigual de benefícios e custos dos fluxos que conectam as águas regionais à Ecologia Mundo Capitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, Estado, instituições e meio ambiente, e economia solidária.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

BORINELLI, B. PRODUZINDO ÁGUA BARATA: A ISENÇÃO DO PAGAMENTO PELO DIREITO DE USO DA ÁGUA AO SETOR AGROPECUÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 236–255, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66133. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos