CENÁRIO DOS GEOPARQUES UNESCO NA PANDEMIA DA COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249465895Palabras clave:
Coronavírus, Sustentabilidade, EnfrentamentoResumen
A concepção de um geoparque compreende a conservação do patrimônio, o crescimento econômico sustentável e o envolvimento da comunidade. A pesquisa deste artigo tem o objetivo de identificar como se encontra a situação dos geoparques da UNESCO na pandemia da COVID 19 e como ocorreu o enfrentamento dessas comunidades. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de uma revisão integrativa. A bibliometria para a sua composição foi realizada nas bases de dados da CAPES: Web of Science, Scopus e do Google Academics. Os descritores utilizados para a busca nas bases de dados foram: “geoparques”, “coronavírus”, “desenvolvimento sustentável”, “geodiversidade”, “geoturismo”. Os termos de tradução em inglês e espanhol e o booleano OR também foram empregados. Os geoparques de muitos países tiveram as suas atividades afetadas, de forma negativa (em sua maioria) ou de forma positiva, durante a pandemia da COVID 19, as comunidades locais, o turismo, o comércio, a indústria, o transporte, assim como o setor da hotelaria foram atingidos pelas normas sanitárias e restrições impostas pela necessidade de confinamento, distanciamento social e medidas de prevenção da pandemia de COVID 19.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Raquel Fleig, Iramar Baptistella do Nascimento, Jairo Valdati
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.