DINÂMICA DOS USOS DA TERRA EM ÁREAS DE ELEVADA ENERGIA DO RELEVO: SUBSÍDIOS À GEOCONSERVAÇÃO DA CACHOEIRA DO ARCO-ÍRIS (RS-BRASIL)

Autores/as

  • Victória Dejan Paganotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Edvania Aparecida Correa Alves Universidade Federal de Pelotas
  • Gracieli Trentin Universidade Federal do Rio Grande
  • Adriano Luís Heck Simon Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249262656

Palabras clave:

Processo de ocupação, Morfometria, Queda d’água, Geopatrimônio

Resumen

Esta pesquisa analisa a dinâmica dos usos da terra em áreas de elevada energia do relevo da sub-bacia da Cachoeira do Arco-Íris, para identificar locais suscetíveis aos processos morfogenéticos e morfodinâmicos que podem ter consequências na queda d’água, importante elemento geopatrimonial de Pelotas (RS/Brasil). Foram elaborados dois mapas de cobertura e uso da terra dos anos de 2010 e 2017 e o mapa de energia do relevo para a área em estudo. Os usos da terra foram selecionados e relacionados com as elevadas energias do relevo (classes muito forte, forte e medianamente forte). As áreas de elevada energia do relevo representam 61,3% da sub-bacia. Houve um aumento de 8,9% dos usos da terra. Os usos da terra localizados em áreas de elevada energia do relevo tiveram ampliação de 40,6% para 51,1%, sobretudo em zonas de nichos de nascentes e na confluência dos canais de primeira ordem. As culturas temporárias foram protagonistas dessa expansão. O monitoramento dos usos da terra em áreas de elevada energia do relevo deve ser mantido e medidas devem ser tomadas a fim de evitar a degradação e perda de solos, que podem ter consequências na integridade ambiental da queda d’água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victória Dejan Paganotto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Geomorfologia e Meio Ambiente e como integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física (LEAGEF/UFPel). Durante a graduação desempenhou trabalhos como bolsista de Extensão e Cultura (durante os anos de 2016 e 2017) e de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq (a partir do segundo semestre de 2018 a 2019). Possui interesse nas áreas de geomorfologia, hidrologia, geoprocessamento e geoconconservção.

Edvania Aparecida Correa Alves, Universidade Federal de Pelotas

Graduada, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na linha de pesquisa "Análise Ambiental e Sistemas de Informação Geográfica". Atualmente é professora Adjunta junto ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Conservação do solo, Manejo de Bacias Hidrográficas, Cartografia e Geotecnologias.

Gracieli Trentin, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) na Universidade Federal de Santa Maria (2006); mestrado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro-SP (2008); e doutorado em Geografia (Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em geoprocessamento. Atua principalmente em temas vinculados a: Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Modelagem Ambiental. Atualmente é docente do Instituto de Oceanografia - IO, da Universidade Federal do Rio Grande - RS.

Adriano Luís Heck Simon, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestrado e Doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/IGCE/Rio Claro). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Patrimônio geomorfológico e Geoconservação; Cartografia Geomorfológica e Relações Morfodinâmica X Ocupação e Uso das Terras e Geomorfologia Antropogênica. 

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

PAGANOTTO, V. D.; ALVES, E. A. C.; TRENTIN, G.; SIMON, A. L. H. DINÂMICA DOS USOS DA TERRA EM ÁREAS DE ELEVADA ENERGIA DO RELEVO: SUBSÍDIOS À GEOCONSERVAÇÃO DA CACHOEIRA DO ARCO-ÍRIS (RS-BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 23–41, 2023. DOI: 10.14393/RCG249262656. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62656. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos