MODELOS PALEOCLIMÁTICOS E FORMAS DE RELEVO NO QUATERNÁRIO: IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS NO SETOR CONTINENTAL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162238Palabras clave:
Paleogeomorfologia, Paleoclimatologia, Datação, Compartimentos do RelevoResumen
Em setores específicos da Bahia, modelos paleoclimáticos desenvolvidos nas duas últimas décadas contribuíram para elucidar questões relacionadas às variações nas condições de umidade durante o Quaternário. Da mesma forma, dinâmicas geomorfológicas pretéritas, investigadas em diferentes contextos do estado, corroboraram para o avanço nas discussões sobre a evolução do relevo, apontadas de maneira genérica na literatura clássica. Nesse artigo, objetivou-se avaliar a contribuição de pesquisas desenvolvidas no setor continental baiano, no sentido de compreender a morfogênese regional quaternária, no contexto dos grandes compartimentos do relevo. A sistematização e espacialização dos proxies utilizados em literaturas anteriores contribuíram para a identificação de três períodos conhecidos na escala do Quaternário, que demonstraram a relação entre períodos úmidos/secos e as respostas do relevo às diferentes condições de umidade. Da mesma forma, quatro gaps temporais foram identificados, os quais necessitam de futuras investigações que visem a complementar as informações sobre o setor pesquisado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Kleber Carvalho Lima, Cenira Maria Lupinacci, Pedro Ítalo Carvalho Aderaldo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.