O CONTEXTO TERRITORIAL DO SISTEMA CANTAREIRA E A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249161644Palabras clave:
Recursos hídricos, Gestão integrada, Sistema CantareiraResumen
Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) estão entre os mais avançados na implementação do modelo de gestão integrada e participativa dos recursos hídricos. Porém, a transposição das águas da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba para a do Alto Tietê pelo Sistema Cantareira, para abastecer a Região Metropolitana de São Paulo, coloca desafios à aplicação desse modelo. O artigo apresenta como o contexto territorial do Sistema Cantareira integra debates e ações que emergem dos Comitês PCJ, demonstra em que medida os atores sociais deste contexto estão presentes em seus espaços públicos e discute tais aspectos com base na noção da gestão integrada e participativa. Para tanto, analisaram-se atas de reuniões, o Plano de Bacia Hidrográfica e informações dos Comitês PCJ. Identificou-se que o Sistema Cantareira é encarado mais como uma obra de engenharia hidráulica, e menos como um contexto que possui múltiplas problemáticas relacionadas aos recursos hídricos. Além de parcos investimentos direcionados a tal contexto, soma-se a inexpressiva representação dos seus atores sociais como membros dos espaços públicos dos Comitês PCJ. Conclui-se que estes aspectos são lacunas à plena gestão integrada e participativa dos recursos hídricos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rafael Eduardo Chiodi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.