CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS: O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061489

Palabras clave:

Geotecnologias no ensino de Geografia, Recursos didáticos, Sensoriamento remoto, Ambientes degradados

Resumen

Este estudo pauta-se em destacar o potencial didático das imagens de satélite em aulas de Geografia, com ênfase no estudo da degradação ambiental. Especificamente, busca-se: a) discorrer sobre o histórico das geotecnologias, destacando propositivas de sua integração à Educação Básica; b) discutir sobre o uso de imagens de satélite como material didático no ensino de Geografia; c) apresentar a abordagem de um caso de degradação ambiental com imagens de satélite, mediante orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao 5o ano do Ensino Fundamental. A concretização dos objetivos se deu mediante pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento da proposta didática acompanhou a seleção prévia de um tema sobre a degradação ambiental: As áreas de extração de seixos e massará na região Norte de Teresina-PI para o setor da construção civil. Foram coletadas imagens Landsat 5-TM do município de Teresina-PI no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no programa Google Earth Pro. Os resultados indicaram que os produtos do sensoriamento remoto são alternativas para a identificação de ambientes degradados, familiarização com o objeto de estudo e leitura de impactos ambientais. Entretanto, a aplicação desses recursos demanda adaptações em conformidade com a infraestrutura escolar e metodologia empregada pelo professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Breno Barros de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Geografia pela ICG/UFMG. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN/UFPI. Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia e graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2022-12-08

Cómo citar

DE OLIVEIRA, B. B.; VIANA, B. A. da S. CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS: O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 351–366, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061489. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61489. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos