ZONEAMENTO CLIMÁTICO PARA O CULTIVO DE PIMENTA NO ESTADO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061049Palabras clave:
Temperatura do ar, Precipitação, Aptidão agrícola, CapsicumResumen
O cultivo de pimenta é importante principalmente para os pequenos agricultores, e exige condições climáticas especificas. Nesse sentido, a realização do zoneamento agroclimático se configura como um instrumento de classificação de zonas de risco climático para o estabelecimento da cultura. Objetivou-se caracterizar o zoneamento climático para cultivo da pimenta malagueta no estado do Piauí. Coletaram-se dados em 13 estações meteorológicas pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes às normais climatológicas (1981-2010) e em 23 pontos extraídos da Plataforma NASA POWER, referente aos anos de 1988 a 2018. A aptidão climática para a cultura foi definida de acordo com suas exigências hídricas e de temperatura. Os dados relativos à temperatura e precipitação foram interpolados utilizando o método IDW e realizou-se a identificação das áreas aptas ao cultivo de acordo com a espacialização resultante. Esse procedimento foi executado pelo software QGIS. Há aptidão ao cultivo de pimenta malagueta nos meses de janeiro a abril, nas mesorregiões centro-norte, sudeste e sudoeste; nos meses de abril a julho na mesorregião norte e parte da centro-norte e nos meses de outubro a janeiro em algumas áreas da mesorregião sudoeste.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Arão de Moura Neto, Gabriel Siqueira Tavares Fernandes, Edivania de Araujo Lima, Angelo da Silva Gonçalves Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.