A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA FERREIRA DA SILVA NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DIREITO À CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060894Palabras clave:
Praça, Comum, Direito à cidadeResumen
A pesquisa aborda a construção da Praça Maria Ferreira da Silva na Comunidade Presidente Lula, periferia da cidade de Araguaína-TO, pela importância da reflexão do comum urbano e do direito à cidade. O objetivo é abordar a execução desse projeto como expressão do engajamento político da Comunidade no processo de luta pelo acesso/ direito à moradia há cerca de uma década. Os primeiros contatos com o campo e a inserção na Comunidade, através do acordo autorizado pelo seu presidente, fonte principal de informações, abrangeram o período entre abril e dezembro de 2019 compondo-se de registros de práticas de trabalhos em mutirões, realização de eventos, observação do convívio dos moradores no recinto da Praça, questionário às famílias, entrevistas com líderes, sobretudo com o atual, registros de imagens e mapeamento. Como resultado, a pesquisa aponta a concretização desse projeto, acompanhada de relatos e impressões dos moradores que declaram, objetiva e subjetivamente, a confirmação da construção da Praça como conquista política, de pertença à comunidade e o potencial na perspectiva da gestão mirando assim para novas conquistas de infraestruturas e serviços para a Comunidade, como aplicação local ao aporte teórico escolhido, fundamentando o seu propósito maior na conquista do acesso/ direito à moradia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Elias da Silva, Harley Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.