O SERTÃO SUL-MARANHENSE: UM ESPAÇO GEOGRÁFICO EM DES-RE-CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058474Palabras clave:
Sertão Sul-maranhense, Sujeitos, Identidade, LugarResumen
O espaço sul-maranhense está caracterizado por uma identidade regional construída mediante o entrelaçamento de formas e funções tradicionais e modernas, em que coexistem práticas do modo de vida sertanejo e dinâmicas espaciais modernizadoras do território. Para tanto, entende-se que as práticas culturais possuem papel relevante para o entendimento da organização e construção do lugar. Para este estudo, enquanto recurso metodológico, utilizamos de revisão bibliográfica que aborda o processo de construção histórico-regional por criadores de gado, bem como foram utilizados conceitos para pensar o lugar e os sujeitos. Completou-se a metodologia com o trabalho de campo, para observação e análise socioespacial, além de conversas com os sujeitos sertanejos guiadas e analisadas por meio da rememoração. Dessa forma, o contra-argumento encontrado é que, mesmo quando o Sertão apresenta-se como uma categoria inexistente, segundo alguns estudiosos, em decorrência dos eventos modernizadores que foram inseridos na região ao longo dos últimos cinquenta anos, perscruta-se que aí ainda há elementos que condizem com formas de vida ligadas ao tradicional, havendo um entrelaçamento de lógicas sociais anteriores com as constantes na atualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.