NATUREZA E NUANCES CARTESIANAS NA BUSCA POR UM CONCEITO DE CERRADO: NOTAS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058468Palabras clave:
Natureza, Preceitos cartesianos, Conceito, CerradoResumen
A presente empreita investigativa possui o intuito de verificar a presença de traços dos preceitos cartesianos contidos na obra “O discurso do Método” em meio a busca por caracterizar/interpretar a natureza contida no Cerrado. Neste sentido, ao escolhermos o Cerrado como expressão desta natureza; fizemos a partir da intenção de deslindar diversos modos de concebê-lo, para buscar as nuances entre as interpretações das ciências humanas e das ciências naturais, mais especificamente a biologia/botânica, a geografia e a antropologia. Evidenciou-se a proximidade com a ideia de savana no primeiro momento, a partir da contribuição dos viajantes europeus, Carl Friedrich Phillip von Martius (1794-1886) e Johan Albert Constantin Löfgren (1854-1918). No segundo momento realiza-se um sobrevoo sobre os conceitos de domínio morfoclimático do geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, passando pela ideia de sistema biogeográfico do antropólogo Altair Sales Barbosa; e chegando à noção de bioma com a perspectiva de Leopoldo Magno Coutinho. Ao final, observa-se que, ainda que se tenham divergências entre as classificações/denominações, permanecem traços evidentes dos preceitos cartesianos na forma de compreensão da natureza expressa no tratamento dado ao Cerrado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.