PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: PROBLEMAS AMBIENTAIS E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM RONDONÓPOLIS (MT)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228356193Palabras clave:
Desigualdade espacial, Desigualdade ambiental, Relação sociedade-naturezaResumen
Os problemas ambientais acontecem na esteira da produção do espaço. De tal modo, se o espaço produzido é diferencial e desigual entre (e para) as classes e frações de classes sociais, supõe-se que assim também são os problemas ambientais decorrentes. Desdobra-se, portanto, da ideia aventada o objetivo do presente trabalho, ou seja, discutir a relação entre problemas ambientais urbanos e a segregação socioespacial em três bairros de Rondonópolis (MT): Jardim Carlos Bezerra I e II e Parque Residencial Buriti. Para tal, em trabalhos de campo, a partir de registro fotográfico, foram identificados problemas ambientais nessas áreas. As seguintes questões nortearam a reflexão: a) agentes distintos de produção do espaço urbano decorrem em quantidade/qualidade de problemas ambientais? b) loteamentos em que há predomínio de populações com menores rendimentos possuem maior volume de problemas ambientais e esses são mais graves? c) as causas dos problemas ambientais estão relacionadas ao segmento social que ocupa os espaços ou às fragilidades do meio natural frente ao uso e ocupação da terra? Por meio dos resultados alcançados, percebeu-se que os problemas ambientais são somados às condições sociais e econômicas constitutivas da segregação socioespacial derivada da produção capitalista do espaço.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.