AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228255765Palabras clave:
Metodologias Ativas, Ensino-aprendizagem, Mudança pedagógicaResumen
Este artigo discute o ensino de Geografia atual com base em publicações de artigos científicos sobre o uso e a concepção de professores da Educação Básica sobre as metodologias ativas. Com base nesse contexto abrem-se sendas para uma discussão sobre novas configurações do ensino e o desenvolvimento tecnológico em contraposição às metodologias tradicionais. A partir de transformações no cenário da educação, as metodologias ativas de ensino entram em cena e se tornam temas de discussão sobre a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo analisa a utilização das metodologias ativas, discute a sua importância no cotidiano escolar, tanto na colaboração para o ensino dos estudantes, quanto no impacto para o trabalho dos educadores. Como metodologia de pesquisa foram selecionados artigos científicos publicados sobre o tema e analisados questionários respondidos por professores de diversas localidades sobre a aplicabilidade das metodologias ativas na geografia escolar. Como resultados, identificou-se o potencial das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem com inúmeros benefícios e desafios. Conclui-se que as metodologias ativas no ensino de Geografia são relevantes pela possibilidade do movimento do/no pensamento, posto que são um meio de unidade teoria e prática em sala de aula, favorecendo a autonomia dos estudantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.