AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Regis Stresser dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228255765

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino-aprendizagem, Mudança pedagógica

Resumo

Este artigo discute o ensino de Geografia atual com base em publicações de artigos científicos sobre o uso e a concepção de professores da Educação Básica sobre as metodologias ativas. Com base nesse contexto abrem-se sendas para uma discussão sobre novas configurações do ensino e o desenvolvimento tecnológico em contraposição às metodologias tradicionais. A partir de transformações no cenário da educação, as metodologias ativas de ensino entram em cena e se tornam temas de discussão sobre a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo analisa a utilização das metodologias ativas, discute a sua importância no cotidiano escolar, tanto na colaboração para o ensino dos estudantes, quanto no impacto para o trabalho dos educadores. Como metodologia de pesquisa foram selecionados artigos científicos publicados sobre o tema e analisados questionários respondidos por professores de diversas localidades sobre a aplicabilidade das metodologias ativas na geografia escolar. Como resultados, identificou-se o potencial das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem com inúmeros benefícios e desafios. Conclui-se que as metodologias ativas no ensino de Geografia são relevantes pela possibilidade do movimento do/no pensamento, posto que são um meio de unidade teoria e prática em sala de aula, favorecendo a autonomia dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Departamento de Geociências

Professora do curso de Geografia (UEL), Londrina, PR, Brasil

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

DOS SANTOS, R. S.; MOURA, J. D. P. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 70–88, 2021. DOI: 10.14393/RCG228255765. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/55765. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos