AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Regis Stresser dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228255765

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino-aprendizagem, Mudança pedagógica

Resumo

Este artigo discute o ensino de Geografia atual com base em publicações de artigos científicos sobre o uso e a concepção de professores da Educação Básica sobre as metodologias ativas. Com base nesse contexto abrem-se sendas para uma discussão sobre novas configurações do ensino e o desenvolvimento tecnológico em contraposição às metodologias tradicionais. A partir de transformações no cenário da educação, as metodologias ativas de ensino entram em cena e se tornam temas de discussão sobre a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo analisa a utilização das metodologias ativas, discute a sua importância no cotidiano escolar, tanto na colaboração para o ensino dos estudantes, quanto no impacto para o trabalho dos educadores. Como metodologia de pesquisa foram selecionados artigos científicos publicados sobre o tema e analisados questionários respondidos por professores de diversas localidades sobre a aplicabilidade das metodologias ativas na geografia escolar. Como resultados, identificou-se o potencial das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem com inúmeros benefícios e desafios. Conclui-se que as metodologias ativas no ensino de Geografia são relevantes pela possibilidade do movimento do/no pensamento, posto que são um meio de unidade teoria e prática em sala de aula, favorecendo a autonomia dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Departamento de Geociências

    Professora do curso de Geografia (UEL), Londrina, PR, Brasil

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Publicado

02-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 70–88, 2021. DOI: 10.14393/RCG228255765. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/55765. Acesso em: 7 mar. 2025.