PESQUISAS SOBRE PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS COM ABORDAGENS SOBRE OS MOTIVOS DA VALORAÇÃO AMBIENTAL: UMA INCURSÃO NAS DISSERTAÇÕES E TESES DE 2009 - 2017
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228355697Palabras clave:
Comunidades tradicionais, Gestão ambiental participativa, Percepção ambiental, Valoração simbólica e econômica.Resumen
Pesquisas sobre percepção ambiental têm potencial para compreender o modo e os motivos como os indivíduos valoram os recursos naturais e o meio em que vivem. Assim, considerando o elo existente entre os povos de comunidades tradicionais e o ambiente que os rodeia, esse artigo se propõe a resumir algumas discussões presentes em teses e dissertações entre os anos de 2009 – 2017 disponíveis na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com abordagem subjacente ou não sobre os motivos da valoração ambiental. Para tanto, foi utilizada a Revisão Integrativa (RI) seguindo as seguintes etapas: I) Definição da questão; II) Investigação na literatura; III) Definição das informações a serem extraídas dos estudos; IV) Avaliação dos estudos incluídos na revisão; V) Interpretação dos dados; e, VI) Síntese dos conteúdos. Os resultados e discussão foram apresentados em três categorias: I) Valoração simbólica, que está relacionada às questões culturais, religiosas, emocionais, ecológicas, morais e estéticas; II) Valoração econômica, que se relaciona ao valor de mercado e comercialização e; III) Territorialidade e gestão ambiental participativa. Os resultados sugerem que estudos sobre percepção ambiental abordam valoração ambiental de forma direta ou indireta e pode ser importante instrumento para gestão ambiental participativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.