SUSTENTABILIDADE DOS MEIOS DE VIDA E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDOS COMPARTILHADOS ENTRE BRASIL E CUBA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155616Palabras clave:
Sustentabilidade dos Meios de Vida., Comunidades locais, VulnerabilidadeResumen
Acordos celebrados entre instituições de ensino e fomento à pesquisa entre Brasil e Cuba têm aproximado pesquisadores para debater assuntos relacionados à capacitação de comunidades ao enfrentamento de mudanças ambientais, com destaque àquelas relacionadas aos eventos meteorológicos extremos. Este artigo apresenta uma discussão sobre sustentabilidade dos meios de vida e sugere estratégias para reduzir a vulnerabilidade socioambiental em duas comunidades, uma localizada na Região Norte do Brasil e a outra, na porção Sul-Oriental de Cuba, com base em indicadores qualitativos. Realizou-se revisão bibliográfica e documental, bem como observações nas áreas de estudo. Aplicou-se a Matriz Fortaleza, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (SWOT, em inglês), para obter informações de base local, as quais, após agrupadas nas dimensões do Capital, permitiram a construção de sete indicadores, que revelaram baixa sustentabilidade das comunidades pesquisadas. Com base nos resultados, ressalta-se a importância da ampliação de projetos interinstitucionais e a implementação de políticas públicas eficientes ao fortalecimento dessas comunidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.