ASPECTOS GEOAMBIENTAIS NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS MONTES ALTOS-BA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155357Palabras clave:
Cartografia Ambiental, Parque, Serra de Monte AltoResumen
A Serra de Monte Alto, localizada no Território de Identidade Sertão Produtivo, compreende partes de seis municípios da Bahia. Essa unidade de paisagem é composta por múltiplas riquezas, expressas em condicionantes naturais, e em largo patrimônio histórico relativo à presença de vida humana pretérita na região. Por conta disso, se criou o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, duas Unidades de Conservação com vistas à proteção e a conservação de sua biodiversidade. Este artigo objetiva realizar caracterização geoambiental do Parque, a fim de identificar efeitos obtidos com seu funcionamento, focando-se em aspectos vinculados a questões ambientais. O estudo foi balizado por contribuições teórico metodológicas de autores como Ab’Sáber (2003); MME (1982); Tasso (2012). Trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, que se fundamenta no método Geossistêmico. Em termos procedimentais realizou-se buscas em referenciais bibliográficos e documentais, levantamentos cartográficos e produção de mapas e ilustrações. Desse modo, estabeleceu-se a análise integrada da paisagem, chegando a resultados que permitiram concluir que a criação das Unidades de Conservação foi oportuna, já que tem contribuído significativamente para conservação e preservação do patrimônio ambiental e histórico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.