ANÁLISE MULTITEMPORAL DA DINÂMICA DA PAISAGEM NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TOCANTINZINHO – GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155183Palabras clave:
Métricas da paisagem, Ecologia da Paisagem, Mudança de uso da terra, Fragmentação da paisagemResumen
O processo histórico de desmatamento do cerrado no último século foi direcionado para a região norte do bioma, que concentrava os maiores fragmentos vegetacionais, áreas protegidas e as prioritárias para conservação da biodiversidade. Essa pressão antrópica demanda estudos que avaliem a configuração estrutural do processo de fragmentação no entorno das áreas protegidas. A bacia hidrográfica do rio Tocantinzinho se insere nesse cenário e foi selecionda para avaliação das mudanças na estrutura da paisagem considerando dados históricos de cobertura e uso da terra, para identificar padrões espaço-temporais que possam influir no funcionamento da paisagem. Foram classificadas imagens de satélite (LANDSAT) entre 1985 e 2016, com aplicação de índices descritores da paisagem que, permitiram comparação espacial em sucessão histórica para área da bacia. Os resultados indicam que a substituição das manchas de vegetação nativa por manchas antrópicas impactaram principalmente a formação campestre e que o processo de antropização da área é recente com evidências de desenvolvimento a partir dos anos 2000; verifica-se que as pastagens já estão sendo substituídas pela agricultura e que o processo de fragmentação afetou o tamanho e conectividade das formações vegetacionais, o que pode afetar diretamente as áreas protegidas situadas dentro e no entorno e da bacia hidrográfica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.