PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MAPEAMENTO DE RISCO DE INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA (PARANÁ)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155095Palabras clave:
Gestão de risco, Cartografia, Prevenção, Redução de risco de desastreResumen
As inundações são um dos fenômenos naturais que geram impactos em um maior número de pessoas no mundo. Dentre as medidas necessárias para o enfrentamento deste processo perigoso, o mapeamento de áreas de risco possibilita identificar as áreas que podem ser atingidas e o potencial prejuízo no caso de sua ocorrência. É uma ação básica de custo relativamente moderado ou baixo e de alta eficácia. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo propor e aplicar uma nova metodologia para mapeamento de áreas de risco a inundações no município de Curitiba, capital do Estado do Paraná. A mensuração de risco compreende a análise da vulnerabilidade e do perigo, considerando aspectos do meio físico (geologia, declividade, histórico de inundações) e socioeconômico (equipamentos essenciais, potencial poluidor e vulnerabilidade social). Tais fatores foram processados a partir do software Vista S.A.G.A. 2007, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Determinaram-se, assim, os setores que possuem maior risco a inundações e que devem ser alvos de políticas públicas e medidas mitigadoras.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.