VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DA CIDADE DE FORTALEZA AO COVID-19: O EPICENTRO DA PANDEMIA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228054714Palabras clave:
Vulnerabilidade socioeconômica, Surto pandêmico, Coronavírus, Bairros, Zonas Especiais de Interesse SocialResumen
Esta pesquisa objetivou identificar a vulnerabilidade associada à saúde e às dimensões social e econômica dos moradores dos bairros de Fortaleza quanto à pandemia Covid-19. Em seus aspectos metodológicos, o estudo exploratório-descritivo de natureza quantitativa mensurou a vulnerabilidade dos bairros da cidade de Fortaleza em três etapas: i. Vulnerabilidade Ampla – constituída por vínculos empregatícios, renda anual e pobreza extrema presente em cada bairro; ii. Vulnerabilidade Territorial – formada por aspectos relacionados às esferas econômica e sociodemográfica; iii. Vulnerabilidade das condições de Saúde – constituída, além das vulnerabilidades anteriores, por fatores como oferta de serviços de saúde. Os resultados do mapeamento ressaltaram a divisão econômica e social presente em Fortaleza. Enquanto os bairros mais ricos se destacam na análise por apresentarem uma alta vulnerabilidade econômica, ligada à produção, os mais pobres se destacam pela alta vulnerabilidade social. Essa discrepância suscita a possibilidade de existência de duas crises pandêmicas distintas exigindo a formulação de estratégias completamente diferentes para impedir os seus avanços. Destaca-se, ademais, uma preocupação adicional relacionada ao combate da Covid-19 nas Zonas Especiais de Interesse Social, contextos sociais marcados pela pobreza e precariedade da estrutura pública.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.