UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HÍDRICOS URBANOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227953555

Palabras clave:

Mananciais urbanos, Educação ambiental, Diagnóstico ambiental, Qualidade da água

Resumen

El agua es uno de los recursos naturales más degradados por el hombre a pesar de ser um recurso renovable. La solución involucra aspectos técnicos y educativos. Este trabajo tiene como objetivo evaluar el uso conjunto de cuatro herramientas para llevar a cabo atividades de educación ambiental com la comunidade del município de Iturama, Minas Gerais, y el diagnóstico de la calidad del agua de sus manantiales. Se utilizaron Mapeo Ambiental Participativo, Matriz SWOT, Análisis físico-químico y microbiológico del agua y la Evaluación Ecológica Rápida de tramos de las cuatro corrientes urbanas. Se reveló la percepción crítica y la visión ambientales de la comunidade participante. Se generó un mapa com una gran cantidad de información sobre aspectos ambientales y un plan de acción centrado em mejorar las debilidades ambientales y mantener las fortalezas enumeradas por los participantes. Todos los manantiales urbanos estaban contaminados com aguas residuales domésticas. Fue posible classificar las corrientes y los tramos em función de la urgência de las acciones de recuperación ambiental. El uso conjunto de las herramientas demostró ser eficiente tanto para promover la conciencia ambiental como para contribuir a la gestión de los recursos hídricos del município.

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Biografía del autor/a

Armando Castello Branco Jr., Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Mestre em Ecologia/ UNICAMP e Doutor em Parasitologia/ UNICAMP.

Kayra Helena Freitas Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama

Tainá Marques Sampaio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama.

Ana Karoline Silva Rocha Farias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama

Lorraine Lacerda de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário Univerdecidade

Servidora Técnica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Univerdecidade. Graduada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia/ UFU. 

Ronier Santos Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama.

Vitor Luis Masson, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Tecnólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ FFCLRP-USP/ . Mestre em Biologia Comparada/ FFCLRP-USP

James Rogado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP. Mestre e Doutor em Educação/ UNIMEP.

Publicado

2021-02-01

Cómo citar

CASTELLO BRANCO JR., A.; FREITAS MIRANDA, K. H.; MARQUES SAMPAIO, T.; SILVA ROCHA FARIAS, A. K.; LACERDA DE SOUZA, L.; SANTOS SOUZA, R.; MASSON, V. L.; ROGADO, J. . UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HÍDRICOS URBANOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 79, p. 127–148, 2021. DOI: 10.14393/RCG227953555. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53555. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos