INTERFACE ENTRE GEODIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE NA RESERVA BIOLÓGICA DO IBIRAPUITÃ, RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953493Palabras clave:
Patrimônio natural, Áreas protegidas, Unidade de conservação, REBIO do Ibirapuitã, PampaResumen
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a geodiversidade da Reserva Biológica do Ibirapuitã (REBIO do Ibirapuitã). Situada no município de Alegrete, região sudoeste do Rio Grande do Sul, a área foi instituída por decreto estadual em 1976. Trata-se de uma das poucas Unidades de Conservação de proteção integral situadas no bioma Pampa, sendo este um dos biomas que possuem menor percentual de áreas protegidas. As informações disponíveis a respeito desta unidade de conservação são escassas, sendo que a maior parte se refere a fauna e flora local. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho consiste na geração e divulgação de conhecimento a respeito da geodiversidade desta área. O uso de técnicas de geoprocessamento permitiu a integração de informações básicas para a caracterização da área com os dados coletados em campo. Como resultado, o trabalho permitiu identificar formas e feições do relevo, evidenciando estreita relação dos elementos abióticos com os elementos bióticos. Neste sentido, o trabalho contribui com a geração de informações indispensáveis para a elaboração de instrumentos de gestão desta unidade de conservação, bem como para a divulgação do conhecimento científico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.