TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953422Palabras clave:
Cartografia, Relevo, Recursos Tecnológicos, Sala de Aula ComumResumen
O estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.