INTEGRAÇÃO IOT E GIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES

Autores/as

  • Iran Carlos Caria Sacramento Universidade Federal da Bahia
  • Vivian de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-2851-9141
  • Emerson de Andrade Marques Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853038

Palabras clave:

IoT, GIS, Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Resumen

A Internet of Things (IoT) está levando inúmeros benefícios para a vida humana por meio de serviços inteligentes. Com o crescimento massivo dos grandes conjuntos de dados dinâmicos, a aplicação de novos métodos para integração de tecnologias vem se tornando mais diversificados do que antes. Assim, o Geographic Information System (GIS) aparece como uma plataforma acessível, visto que, os métodos de gerenciamento e/ou monitoramento requerem uma múltipla fusão de informações. Este artigo visa analisar através da estatística descritiva as diferentes abordagens, contribuições e soluções quanto as aplicações relacionadas à integração da IoT e o GIS. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi utilizada enquanto método de pesquisa, envolvendo as seguintes etapas: (a) planejamento da revisão, (b) técnica de seleção e (c) análise dos resultados.  Os resultados possibilitaram evidenciar lacunas de pesquisa, vantagens e desvantagens quanto aos métodos investigados. As áreas de aplicação identificadas envolvem a segurança, operação e manutenção, saúde, tráfego e mobilidade urbana, arquitetura para implementação de sistema, agricultura de precisão e monitoramento ambiental. Considera-se que as abordagens relativas a IoT e ao GIS dispõe de uma grande diversidade de ferramentas para a exploração destas tecnologias, demonstrando que esta integração está em pleno desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iran Carlos Caria Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Geografia (2006), Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2009), Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (Informações Espaciais) pela Universidade Federal da Bahia (2012) e é Doutorando em Engenharia Civil (Gestão e Tecnologias da Construção) pela Universidade Federal da Bahia (2016-2020), realizou um período sanduíche (2018-2019) no Karlsruher Institut für Technologie (KIT) na Alemanha. Atua no desenvolvimento de projetos voltados a representação de dados espaciais para gestão do ambiente construído, integrando o Geographic Information System (GIS) e a Internet of Things (IoT). Além disso, possui vasta experiencia com as Geotecnologias, atuando na aplicação de áreas correlatas, como: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Topografia, Veículos Aéreos Não Tripulados.

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Atualmente é Pesquisadora Visitante no Giscience and Geoinformatics Research Group da Universidade de Heidelberg na Alemanha. Professora Associada do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e do Mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação de Dados Espaciais no CNPq. Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Atuação na área de Mapeamento principalmente nos seguintes temas: Aquisição, processamento e representação de dados geoespaciais e integração de dados colaborativos ao mapeamento de referência. 

Emerson de Andrade Marques Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Civil (UFBA), Mestre em Arquitetura (EESC / USP) e Doutor em Engenharia Civil (Poli / USP). Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle, canteiro de obras, sustentabilidade, segurança do trabalho, análise de viabilidade, tecnologia da informação e BIM. Interessado na implementação do BIM por empresas privadas e setor público, no desenvolvimento de aplicativos móveis e na integração BIM, GIS e IoT para apoiar o gerenciamento de projetos e como uma contribuição para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

CARLOS CARIA SACRAMENTO, I. .; FERNANDES, V. de O.; DE ANDRADE MARQUES FERREIRA, E. INTEGRAÇÃO IOT E GIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 78, p. 93–116, 2020. DOI: 10.14393/RCG217853038. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53038. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos