POLÍTICAS REGIONAIS E O DESAFIO DE DIALOGAR COM A DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA: O CASO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217652311Palabras clave:
Desenvolvimento regional, Geografia regional, Participação social, Políticas públicas, Política regionalResumen
O processo de formação socioeconômica do Brasil resultou na consolidação do lastro de desigualdades regionais encontradas na atualidade. Em determinados períodos, pontualmente, algumas regiões foram alvo de qualificação técnica para o atendimento de politicas governamentais. Não obstante, no interior dos entes federados situações semelhantes ocorrem. No Rio Grande do Sul, encontra-se na atualidade considerável diversidade e desigualdade, com carências historicamente não atendidas. Na tentativa de sanar esses desequilíbrios e assumir a diversidade como uma oportunidade para o desenvolvimento, políticas públicas recentes foram executadas, como o Programa Territórios da Cidadania – em escala federal - e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - estadual. A pesquisa que fundamenta o presente artigo buscou analisar o tratamento das peculiaridades regionais em ambas as políticas. Os resultados apontaram a inserção das peculiaridades nas políticas, especialmente advindas de demandas identificadas nos processos de participação social. No entanto, há presença significativa de demandas básicas, corriqueiras na maioria das regiões interioranas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.