CARACTERIZAÇÃO HIDROAMBIENTAL COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA EM NASCENTES

Autores/as

  • Francielle Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sidney Sara Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabrina Teixeira Ferraz Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217449953

Palabras clave:

Potabilidade, Uso e ocupação da terra, Reforma agrária, Degradação ambiental, Gestão de recursos hídricos

Resumen

A potabilidade da água para o consumo humano influencia a saúde e a qualidade de vida das populações. As nascentes representam a principal fonte de abastecimento das famílias do Assentamento Florestan Fernandes (AFF), localizado no Sul do Estado do Espírito Santo. Todavia, a supressão das florestas nativas do AFF e ausência de proteção recomendada colocam em risco a conservação e perenidade das nascentes, e podem comprometer a potabilidade da água. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das águas de nascentes com diferentes características ambientais no AFF. Selecionou-se oito nascentes e realizou-se coletas periódicas e análises laboratoriais para avaliar os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água. Ademais, foi calculado o Índice de Impacto Ambiental em Nascentes (IIAN), para identificar o grau de impacto ambiental na área de contribuição de cada nascente. Os resultados dos parâmetros de qualidade da água, mostraram que há inconformidade com a Portaria de consolidação nº5/2017 do Ministério da Saúde e Resolução do CONAMA 357/05. O IIAN mostrou que 25% das nascentes foram enquadradas como “bom”, 37,5% como “Razoável, outras 25% classificadas como “ruim” e 12,5% como “Péssimo”. Concluiu-se que o uso e ocupação do solo, bem como seu manejo influenciam na qualidade da água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francielle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais,  Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Roberto Avelino Cecílio , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Sidney Sara Zanetti , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Fabrina Teixeira Ferraz, Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Lavras, MG, Brasil.

Publicado

2020-05-02

Cómo citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA, F.; AVELINO CECÍLIO , R. .; SARA ZANETTI , S. .; TEIXEIRA FERRAZ, F. CARACTERIZAÇÃO HIDROAMBIENTAL COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA EM NASCENTES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 74, p. 276–294, 2020. DOI: 10.14393/RCG217449953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/49953. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos