AVALIAÇÃO VISUAL RÁPIDA DE RIOS URBANOS: O CASO DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REIS MAGOS E DO RIO JACARAÍPE, ESPÍRITO SANTO

Autores/as

  • Fabricio Holanda do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Amanda Fernandes Silva UFES
  • Silênia de Azevedo Silveira Rangel Mestre em Linguística Pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Fernanda Barboza dos Santos UFES

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217349673

Palabras clave:

Sistemas fluviais, Recursos hídricos, Planejamento urbano, Planejamento ambiental, Gestão ambiental

Resumen

Este trabalho objetiva fazer uma avaliação socioambiental por meio do método dos Protocolos de Avaliação Rápida (PAR), no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Reis Magos e na foz do Rio Jacaraípe. Para tanto, foram desenvolvidas leituras bibliográficas acerca das principais teorias aqui abordadas, a exemplo dos sistemas fluviais. Além disso, foi confeccionado um PAR para a avaliação visual dos corpos d’água supracitados com quatorze questões a serem avaliadas e analisadas, das quais envolvem características naturais e sociais em torno desses rios. Os resultados foram satisfatórios, pois permitiram inferir uma série de considerações sobre os rios avaliados e, assim, produzir material científico que possa colaborar com os órgãos gestores e a sociedade nos planejamentos urbano e ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabricio Holanda do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFES e mestre em Geografia Física pela UFES

Amanda Fernandes Silva, UFES

Graduanda em Geografia pela UFES

Fernanda Barboza dos Santos, UFES

Geógrafa e mestranda em Geografia pela UFES

Publicado

2020-03-15

Cómo citar

DO NASCIMENTO, F. H.; FERNANDES SILVA, A.; RANGEL, S. de A. S. .; BARBOZA DOS SANTOS, F. AVALIAÇÃO VISUAL RÁPIDA DE RIOS URBANOS: O CASO DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REIS MAGOS E DO RIO JACARAÍPE, ESPÍRITO SANTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 73, p. 492–505, 2020. DOI: 10.14393/RCG217349673. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/49673. Acesso em: 15 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos