EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA DO RIO PURAQUEQUARA (MANAUS-AM)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217348564Palabras clave:
Bacia hidrográfica, Igarapé, Mancha urbanaResumen
O objetivo do trabalho foi realizar a análise da evolução espaço-temporal, nos anos de 2005, 2010 e 2016, do uso e cobertura da terra na bacia do Rio Puraquequara, localizada no município de Manaus (AM). Foram adquiridos dados junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O processamento dos dados cartográficos foi realizado no ambiente do Sistema de Informações Geográficas (SIG). Para mapeamento das classes, foi utilizada a classificação não supervisionada, que é feita por meio do processamento automático de geração de classes. O cálculo da área de cada uma das classes foi realizado com o auxílio do algoritmo calculate geometry. Os resultados demostraram que há predominância da classe de vegetação primária (78,78%), porém, na margem direita, a classe de solo exposto (11,23%) e mancha urbana (1,23%) continuam avançando sobre áreas de vegetação nativa e secundária. Portanto, é necessária mais atenção dos órgãos de fiscalização, principalmente, para delimitação da Área de Preservação Permanente (APP) dos igarapés que desaguam no Rio Puraquequara.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.