FRAGILIDADE AMBIENTAL POTENCIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CASTÁN, ESTADO TRUJILLO - VENEZUELA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217347216Palabras clave:
Geoprocessamento, Análise Multicritério, Ordenamento do território, Conservação ambientalResumen
As drenagens da bacia hidrográfica do rio Castán localizada no estado Trujillo -Venezuela são as fontes abastecedoras para todas as atividades desenvolvidas na capital do estado e nas regiões circunvizinhas. O presente trabalho teve por objetivo modelar os distintos níveis de fragilidade ambiental potencial da bacia hidrográfica do rio Castán. Inicialmente foram realizados os mapeamentos temáticos de declividade, distância até drenagens, solos e precipitação média anual. Posteriormente, utilizou-se a metodologia de Análise Multicritério, por meio do Processo de Análise Hierárquica para a determinação da importância dos critérios e obtenção do índice e razão de consistência da matriz e, por último, realizou-se uma sobreposição das camadas no SIG mediante de Combinação Linear Ponderada.Obtiveram-se como resultados cinco níveis de fragilidade ambiental potencial: Muito baixa (3%), Baixa (22%), Moderada (36%) Alta (29%) e Muito Alta (10%). As classe Alta e Muito Alta somadas representam a maior extensão da área da bacia, devendo-se levar em consideração tais características de fragilidade para elaboração de planos de desenvolvimento e equilíbrio ambiental da bacia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.