O CANTEIRO CENTRAL DA AVENIDA MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS DEMANDAS DEMOGRÁFICAS DE USUÁRIOS DO ENTORNO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217646630Palabras clave:
Produção do espaço urbano, áreas verdes., Espaços livres, Canteiro centralResumen
A proposta aqui trabalhada versa sobre a relação do canteiro central da Avenida Minas Gerais em Ituiutaba (MG) e seu entorno, tendo como objetivo identificar a partir de faixas etárias os maiores contingentes populacionais do entorno, relacionando com os lugares não abarcados por um sistema de áreas verdes urbana. O percurso teórico-metodológico consistiu em uma abordagem a partir da produção do espaço urbano, por meio da qual o homem em certa medida organiza a morfologia urbana ao longo do tempo, reestruturando-a por meio da diferenciação dos lugares, chegando ao sistema de espaços livres e, por conseguinte as áreas verdes. Dessa forma, trabalhamos com as áreas verdes urbanas que são elementos importantes, constituintes e estruturadores não somente do sistema de espaços livres, mas do próprio espaço urbano. A relação dos dados demográficos do entorno e do canteiro da avenida Minas Gerais delineou nossa base analítica, sendo possível verificarmos a área como importante espaço público enquanto potencialidade e possibilidade. Dessa forma, pudemos por meio do processo de pesquisa caracterizar o entorno e apontar três localizações possíveis para intervenções, se beneficiando de sua posição para realizar a implantação de equipamentos e proporcionar melhor uso através de incentivos e instrumentos urbanísticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.