APORTES TEÓRICOS E PRÁTICOS NA VALORIZAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO: ESTUDO SOBRE O PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ (RN)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207145790Palabras clave:
Geoconservação, Interpretação Ambiental, Educação Ambiental, Geoeducação, GeocomunicaçãoResumen
As ações de valorização do geopatrimônio fazem parte das estratégias finais no âmbito da geoconservação e compreende uma importante ferramenta para a popularização desse bem natural. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir aportes teóricos e práticos da valorização do geopatrimônio, compreendendo a sua importância junto à conservação do patrimônio natural. A pesquisa tem como subsídios metodológicos o levantamento de referencial teórico e um estudo de caso. Primeiro são apresentadas as relações da temática do Geopatrimônio com as da Interpretação Ambiental, da Educação Ambiental e da Comunicação Ambiental, assim como a discussão conceitual de Geocomunicação. Posteriormente, são apresentadas experiências de valorização do geopatrimônio e suas implicações sociais, econômicas e ambientais no território do Projeto Geoparque Seridó (RN). Os trabalhos voltados para a valorização do geopatrimônio são relevantes na mudança da concepção de natureza e na formação cidadã diante da conservação ambiental. Essa importância é salientada uma vez que é nesse momento que o diálogo cientista-gestor-público é realizado, sendo imprescindível a sua efetivação para a popularização das Geociências e de um entendimento sistêmico do meio ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.