CARTOGRAFIA DE CINEMA EM RIO DOCE/CDU

Autores/as

  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207145337

Palabras clave:

Cartografia, Cinema, Rio Doce/CDU

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre as capacidades espaciais e cartográficas das imagens cinematográficas, particularmente as produzidas pelo cinema pernambucano contemporâneo. Discutindo sobre uma “cartografia cinematográfica”, que permite a compreensão e a análise crítica de uma representação cinematográfica espacial específica, este artigo analisa a cartografia cinematográfica construída pelo documentário do filme Rio Doce / CDU (2013), escrito e dirigido por Adelina Pontual. Por meio da análise do discurso fílmico, chegou-se à conclusão de que a geografia que se materializa a partir desse filme é uma geografia da representação da experiência espacial produzida e vivenciada por um tipo de cartografia que se constitui a partir de ambas existências: real e fílmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Pós-doutorado em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles (UCLA) - USA; Doutorado e Mestrado em Estudos de Mídia pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação; Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Mídia (PPGEM) e em Geografia (PPGE) da UFRN. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN (2017-2019). Atua como pesquisadora na área de Cinema no contexto dos seguintes temas : estudos sobre a imagem fílmica e o espaço; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.

Publicado

2019-08-20

Cómo citar

COSTA, M. H. B. e V. da. CARTOGRAFIA DE CINEMA EM RIO DOCE/CDU. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 71, p. 152–159, 2019. DOI: 10.14393/RCG207145337. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/45337. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos