REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA PAISAGEM: VALOR E ESTÉTICA DAS MERCADORIAS URBANAS

Autores/as

  • Gabriel Augusto Coêlho de Santana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Dutra Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207145287

Palabras clave:

Paisaje, Valor, Estética de la Mercancía, Recife

Resumen

Buscamos neste artigo desenvolver uma abordagem da paisagem pela qual seja possível compreender a materialidade das formas e as subjetividades de quem as interpretam como componentes da disputa dos agentes produtores do espaço urbano nas as cidades. Entendendo as paisagens como maneiras de ver, a construção desta abordagem crítica se realiza a partir de sua articulação com categorias como valor de uso, valor de troca, bem como o conceito de estética da mercadoria. Com o suporte desde conjunto de conceitos, pensamos as paisagens da cultura dominante como aquelas produzidas tendo a realização do valor de troca como finalidade, a partir da produção de paisagens como uma estética de mercadorias urbanas condizentes com os referentes ideológicos da cultura dominante; e paisagens da cultura popular, onde a perspectiva dos usos como a moradia e o trabalho se sobrepõem a busca pela obtenção do valor de troca. A partir da construção desta abordagem, discutimos um conflito que envolve a participação de moradores e moradoras, representantes do Estado e de agentes imobiliários no Recife.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Augusto Coêlho de Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO - UFPE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), atuando na linha de pesquisa "Produção e dinâmicas dos espaços metropolitanos e das cidades intermediárias". Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2015).

Rodrigo Dutra Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós-doutorado - FAPESP (2011-2013).

Publicado

2019-08-18

Cómo citar

SANTANA, G. A. C. de; GOMES, R. D. REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA PAISAGEM: VALOR E ESTÉTICA DAS MERCADORIAS URBANAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 71, p. 119–136, 2019. DOI: 10.14393/RCG207145287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/45287. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos