A GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA REVISÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207145155Palabras clave:
Pensamento Geográfico, Geografia Escolar, História da Geografia, Identidade Nacional.Resumen
Revisitar a história da Geografia escolar coloca em evidência os momentos importantes pela qual a ciência geográfica caminhou desde sua sistematização no final do século XIX até a segunda metade do século XX, após sua consolidação definitiva no rol das ciências humanas. Essas evidências refletem o papel desempenhado pela Geografia no Brasil e o complexo jogo de interesses que permearam a história brasileira desde tempos remotos na intenção de estabelecer um modelo de nacionalidade com aspiração progressista e moderna. Este artigo tem o intuito de sinalizar algumas reflexões sobre como o pensamento geográfico serviu de escopo para a consolidação da Geografia como disciplina escolar em consonância com os interesses das classes dominantes na busca por um “ideal de brasilidade”. Não é por acaso que veremos, a seguir, como a Geografia escolar se concretizou como ferramenta necessária para a (re)organização do território brasileiro, tanto no campo ideológico quanto na prática.
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