CORREÇÃO DE IMAGENS E CARACTERIZAÇÃO DO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Palabras clave:
Transferência radiativa, NDVI, SAVI, Classificação supervisionadaResumen
 O objetivo desse estudo é comparar imagens de satélite RapidEye, corrigida e não corrigida, e classificar a cobertura e uso da terra do município de Pinheiral, Rio de Janeiro. Foi utilizado o modelo 6S (Second Simulation of Satellite Signal in the Solar Spectrum) para correção das imagens, em seguida realizada a caracterização do uso da terra, a partir de índices de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e de vegetação ajustado ao solo (SAVI). Assim, recomenda-se a correção atmosférica baseada na transferência radioativa, melhorando a acurácia da extração de informações dos alvos. Os índices apresentaram um bom desempenho na identificação das classes de cobertura e densidade. A classe de cobertura predominante é a pastagem, com diferentes níveis de degradação, seguido de fragmentos florestais dispostos principalmente nas regiões sul e sudeste do município. Em geral, ocorrem pastagens com alto nível de degradação, associadas a relevo fortemente ondulado, com morros dissecados no "formato de meia laranja". Essa região apresenta alta fragilidade quanto a processos erosivos, requerendo estudos relacionados ao manejo do solo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.