DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA AREIA - GOIÁS, EM PERÍODO DE ESTIAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG186114Palabras clave:
CONAMA 357/2005, IQA, Meia Ponte.Resumen
A análise conjunta dos parâmetros que visam avaliar o estado físico-químico e microbiológico das águas pode resultar na elaboração de um índice que permite o delineamento da qualidade dos corpos hídricos, possibilitando a atenuação de problemas ambientais. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo determinar o índice de Qualidade de Ãgua - IQA durante o período de estiagem, para a Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Areia, situada na Microrregião Geográfica Meia Ponte, Sul do Estado de Goiás. Para obtenção dos dados de qualidade hídrica, foi necessária a utilização de técnicas de coleta e análise laboratorial de águas por meio de uma série de parâmetros que permitiram a determinação do IQA. Foram coletadas amostras de água dos principais afluentes do Ribeirão da Areia. Os resultados por parâmetros foram analisados individualmente para comparação com volumes máximos permitidos de acordo com a legislação. Os resultados mostraram que, com exceção de um ponto, o nível de qualidade das águas como um todo é "ótimo". Acredita-se que a definição de um valor de referência que indique a qualidade de um corpo hídrico seja o primeiro passo o delineamento de ações pautadas na gestão das águas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.