A VIDA PODE MUDAR COM A VIRADA DA PENEIRA: TERRITÓRIO E TRABALHO NOS GARIMPOS DE DIAMANTES EM COROMANDEL - MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175911Resumen
O artigo possui como objetico compreender a (re)organização do território e do trabalho nos garimpos de diamantes em Coromandel, localizado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Minas Gerais. A metodologia baseia-se em procedimentos no âmbito da pesquisa qualitativa, como pesquisa de campo, entrevistas, observação participante e diário de campo. Ainda, o olhar teórico e metodológico que orienta a apreensão do território e dos trabalhadores está baseado na Geografia do Trabalho. A partir da década de 1990, novas territorialidades passaram a delinear o destino dos territórios no município de Coromandel, com impactos sobre a histórica atividade garimpeira. Fortalecimento da legislação ambiental, minerária e trabalhista, interdição de garimpos ilegais e geração de desemprego, atuação de empresas privadas, controle do subsolo por empresas transnacionais, mecanização, relações contratuais de assalariamento, especialização e fragmentação do trabalho. Tais fatos também produziram desdobramentos na ação política dos garimpeiros diante da formação de associações, cooperativas e sindicato. Por conseguinte, esses elementos possuem consequencias territoriais e no trabalho que são investigados neste artigo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.