CONSTRUÇÃO DE MODELO NO QGIS E UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO - AHP PARA MAPEAMENTO DE RISCOS À INUNDAÇÃO NA ÁREA URBANA DE PARACATU - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG186101Palabras clave:
Cursos d, perímetro urbano, Reclassificação de variáveis, Análise multicritério, Software livre.Resumen
Os riscos advindos de inundação em áreas urbanas estão normalmente associados ao processo de ocupação desordenado e sem planejamento observado em muitas cidades brasileiras, trazendo inúmeros prejuízos sociais e ambientais. Por essa razão, o maior conhecimento de todos os fatores que influenciam nesse processo de ocupação (espaço, população e meio ambiente) são fundamentais para um melhor planejamento de futuras áreas a serem ocupadas e também para traçar estratégias para minimizar os riscos já existentes. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar os riscos de inundação no perímetro urbano de Paracatu-MG, por meio da elaboração do modelo Modelo de Reclassificação de Variáveis e aplicação da técnica de processo analítico hierárquico (AHP), utilizando software livre. Nos resultados alcançados foi constatado que as áreas de risco alto e muito alto estão localizadas no sul da cidade, e apresentam como principais características a urbanização acentuada, baixas declividades e relevo plano, sendo estes os fatores primordiais que contribuem para ocorrência de inundações. Em contrapartida, áreas consideradas como de risco baixo e muito baixo estão distribuídas onde predominam relevo ondulado, a existência de áreas permeáveis e vegetação, pois esses fatores contribuem para que não ocorram inundações além de garantir uma qualidade ambiental em áreas urbanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.