INDICADORES SINTÉTICOS DE QUALIDADE DE VIDA E A IDEIA DE AMBIENTE/NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175809Palabras clave:
índices, qualidade de vida, qualidade ambiental.Resumen
Este trabalho apresenta-se como uma pesquisa de revisão sistemática e tem como objetivo principal discutir a ideia de ambiente abordada em alguns índices de qualidade de vida sintéticos construídos no Brasil e apresentados nos trabalhos de Guimarães e Jannuzzi (2004) e Koga (2011). Para tanto, foi realizado: levantamento bibliográfico e discussão da adequação dos indicadores à ideia de natureza. Observa-se que estes indicadores funcionam como signos de determinados conceitos e que a ideia de natureza contida nos mesmos está associada com a ideia técnica quantificável. Nesta ideia considera-se como ambiente o que está a nossa volta, inclusive aquilo construído pelo homem que pode ser quantificado, menos as relações sociais. Fica evidente também a importância da construção dos índices com a participação social e a disseminação deles como orientadores de políticas públicas, pois podem legitimar discursos. Ao mesmo tempo, reafirma-se por meio destes índices a relevância de uma relação mais harmônica entre o homem e o restante da natureza, uma mudança na compreensão de natureza onde o homem se reconheça como parte desta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.