ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165529937Palabras clave:
Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Professor Regente.Resumen
Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.