MERCADOS E FEIRAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS IN NATURA NA CIDADE DE TABATINGA, AMAZONAS - BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175901Palabras clave:
fronteira, abastecimento, mercados, Tabatinga-Amazonas.Resumen
A Amazônia é sem dúvida uma área de interesse para o estudo das diferenças no acesso aos alimentos e como o rápido processo de modernização via redes de comunicação e comércio impactam os hábitos alimentares, em especial nas pequenas e médias cidades. Neste artigo, busca-se compreender os locais de comercialização e a rede de distribuição de alimentos in natura (frutas, legumes, tubérculos), no intuito de analisar a partir da disponibilidade dos alimentos a dinâmica da fronteira na Amazônia Brasileira. Para isso escolheu-se compreender a dinâmica espacial do abastecimento de produtos in natura na cidade de Tabatinga, fronteira Brasil-Colombia-Peru. Consideramos que uma forma interessante de se analisar a dinâmica espacial na fronteira é por meio do abastecimento de produtos in natura, pois esta dinâmica relaciona tanto a rede urbana quanto a dinâmica fluvial além da questão da produção agricola local e regional e mais especificamente nos permite delinear aspectos relacionados a segurança alimentar na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.