LOG͍STICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM FRUTAL-MG

Autores/as

  • Adriano Reis de Paula e Silva UEMG - Universidade do Estado de Minas GeraisSebastiana Pontes da Silva e Jesus de Paula e Silva
  • Geisiane Rodrigues dos Santos UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vitor Ribeiro Filho UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Luana Rodrigues Pimentel UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165628289

Palabras clave:

Logística reversa, Lixo eletrônico, Gestão, Município

Resumen

O conceito de logística reversa ganha cada vez mais importância como uma ferramenta empresarial, para que as organizações gerenciem todo o ciclo de vida de seus produtos, atendendo a exigências legais, governamentais e dos consumidores. Este artigo tem como objetivo averiguar a compreensão do conceito de logística reversa entre os empresários do comércio varejista de informática em Frutal-MG, bem como a visão e a atuação governamental para o gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos. A partir das entrevistas e, sobretudo dos trabalhos de campo conclui-se que há a ausência de infraestrutura logística entre as empresas do setor e também no âmbito do poder público. Em relação à destinação final dos resíduos, uma parte vai para o mercado secundário, portanto é (re)aproveitada. Contudo, aqueles resíduos que não tem (re)aproveitamento, geralmente, são descartados no lixo comum. Contudo, novas perspectivas surgem, uma vez que a Prefeitura Municipal de Frutal, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Fundação Unesco-HidroEX, está implantando o posto de recebimento para tratamentos e destinação correta dos resíduos de informática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-11

Cómo citar

E SILVA, A. R. de P.; DOS SANTOS, G. R.; RIBEIRO FILHO, V.; PIMENTEL, L. R. LOG͍STICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM FRUTAL-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 147–159, 2015. DOI: 10.14393/RCG165628289. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28289. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos