O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (PNLD Campo) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UBERLÂNDIA-MG

Autores/as

  • Lair Miguel Silva Rede Municipal de Ensino de Uberlândia
  • Marcelo Cervo Chelotti Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165628214

Palabras clave:

Educação do Campo, Educação Geográfica, Livro Didático.

Resumen

Nos últimos anos discute-se a necessidade de se pensar uma Educação do Campo como possibilidade de reconhecimento dos saberes e fazeres e a busca pela emancipação dos sujeitos do campo. O livro didático é um dos recursos mais utilizados nas escolas públicas brasileiras e, nesse contexto, o trabalho buscou mostrar como o livro didático de Geografia poderia contribuir na construção da Educação do Campo - em específico, no município de Uberlândia-MG. O objetivo geral consistiu em compreender se e como está ocorrendo a implementação dos livros didáticos de Geografia (PNLD Campo) destinados às escolas rurais no município. Como procedimento metodológico, realizaram-se leituras sobre o ensino de Geografia para os anos iniciais, sobre o livro didático em geral e, em particular, sobre o livro didático de Geografia e a Educação do Campo. Realizaram-se a leitura do documento Guia PNLD Campo 2013 e entrevista com a assessora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação. Aplicaram-se de questionários aos professores da escola rural Freitas Azevedo. Conclui-se que livro didático de Geografia pode contribuir na aquisição de conhecimentos para a construção da Educação do Campo, mas é preciso que se faça a capacitação docente e haja uma política de formação continuada voltada para a educação do campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lair Miguel Silva, Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

Graduada em Geografia (UFU)

Especialista e Geografia para as Séries Iniciais (UFU)

Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Maria - RS (2000) Mestrado na Universidade Estadual Paulista-PP (2003) Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (2009)

Publicado

2015-12-11

Cómo citar

SILVA, L. M.; CHELOTTI, M. C. O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (PNLD Campo) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UBERLÂNDIA-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 37–48, 2015. DOI: 10.14393/RCG165628214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28214. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos