GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES

Autores/as

  • Mariana Saidón Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Centro de Estudios de Estado y Sociedad (CEDES).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155227340

Palabras clave:

Escuela, Percepciones, Estimación, Probit, Desastres ambientales

Resumen

Este artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Saidón, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Centro de Estudios de Estado y Sociedad (CEDES).

Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Investigadora del Centro de Estudios de Estado y Sociedad (CEDES). Profesora de la Universidad de Buenos Aires (UBA)

Descargas

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

SAIDÓN, M. GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 52, p. 66–80, 2014. DOI: 10.14393/RCG155227340. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos