MICROCORREDORES ECOLÓGICOS NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165325118Palabras clave:
Geoprocessamento, Unidades de Conservação, Ecologia da Paisagem.Resumen
A conservação da natureza tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na conciliação dos diferentes aspectos, naturais e antrópicos, que compõem um determinado território. A interligação entre os diversos fragmentos florestais e cursos hídricos existentes no entorno de uma Unidade de Conservação (UC) por meio de microcorredores ecológicos se torna importante para que os objetivos da conservação sejam alcançados. O objetivo deste trabalho centra-se na identificação de microcorredores ecológicos na zona de transição do Parque Estadual da Lapa Grande integrando aspectos ecológicos e tecnológicos. A metodologia utilizada tem com base nos fragmentos florestais, sub-bacias hidrográficas, cursos hídricos, imagens RapidEye e ecologia da paisagem (métricas). Como resultados, foram delimitados 05 (cinco) microcorredores ecológicos por meio da aplicação da metodologia proposta. Com a realização deste trabalho foi possível, o entendimento da espacialização destes corredores ecológicos, do grau de conectividade entre os fragmentos e a observação de um alto índice de fragmentos florestais conectados no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, o que torna possível uma gestão sustentável da UC.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Plínio Santos de Oliveira, Adriana Aparecida Moreira, César Vinícius Mendes Nery, Aneliza de Almeida Miranda Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.