EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155024730Palabras clave:
Educação, Espaço Vivido, Aprendizagem SignificativaResumen
O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Adriana Karol Damasceno da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.