USO DE SOFTWARES LIVRES DE SIG COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155124594Palabras clave:
Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Software livre, Ensino de Geografia, Mapa temático.Resumen
Esta pesquisa realizou um estudo sobre a viabilidade da utilização de um software livre de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) pelo professor de Geografia. Mapas temáticos podem ser criados a partir de tais programas e facilitar o ensino em sala. Foram levantados dados para a construção de um mapa temático sobre deslizamento de terra, que fez parte de um dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa-MG. O programa escolhido foi o "TerraView", criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse software foi estudado para a aquisição de informações sobre o mesmo e posterior manipulação do programa. O mapa temático apresentado aos educandos na sala despertou a atenção dos alunos, principalmente pelo espaço representado (parte da cidade de Viçosa-MG) fazer parte da vivência cotidiana do aluno e se mostrar como uma novidade diante deles. Porém, ficou evidente que o software apresenta problemas que devem ser sanados e não é tão simples de ser manuseado, como aponta alguns trabalhos. As tecnologias não substituem o professor, mas pode auxiliá-lo em aula. Assim, é necessário que esses educadores sejam capacitados e qualificados para manipular tais programas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Filipe Silveira Trindade, André Luiz Lopes de Faria, Elpídio Inácio Fernandes Filho, Luis Marcelo Tavares de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.