MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DA BACIA DO RIO TAPEROÁ: REGIÃO SEMIÁRIDA DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores/as

  • Vinícius da Silva Seabra Prof. Dr. Depto. Geografia FFP/UERJ
  • Rafael Albuquerque Xavier UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • João Damasceno Prof. Dr. Depto. Geografia CEDUC/UEPB
  • Patricia da Conceição Dornellas Profa. MSc. Subst. Depto. Geografia CH/UEPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155024249

Palabras clave:

mapeamento, uso e cobertura vegetal, sensoriamento remoto, rio Taperoá-PB

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento do uso e cobertura do solo da bacia do rio Taperoá, maior afluente do rio Paraíba, que juntos abastecem o 2º maior açude da Paraíba, o Epitácio Pessoa no município de Boqueirão. Este açude é responsável pelo abastecimento de toda Região Metropolitana de Campina Grande e vem sofrendo nos últimos anos com o rápido assoreamento. A análise do Uso e Cobertura do Solo foi realizada a partir de mapas (1:100.000), gerados por classificação baseada em objetos, utilizando uma imagem do satélite Landsat 5 TM (01/2009). Os resultados mostraram o baixo percentual de cobertura vegetal de caatinga e o predomínio da agropecuária. As correlações entre a área de caatinga e a densidade de cabeças (pecuária) por municípios mostrou a influência desta atividade na redução da cobertura vegetal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Albuquerque Xavier, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Prof. Dr. do Depto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Laboratório de Estudos Geográficos - LAEG

Publicado

2014-06-13

Cómo citar

SEABRA, V. da S.; XAVIER, R. A.; DAMASCENO, J.; DORNELLAS, P. da C. MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DA BACIA DO RIO TAPEROÁ: REGIÃO SEMIÁRIDA DO ESTADO DA PARAÍBA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 50, p. 127–137 , 2014. DOI: 10.14393/RCG155024249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24249. Acesso em: 26 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos