ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG154923159Palabras clave:
Ensino de Geografia, Cartografia, Recursos didático-pedagógicosResumen
O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.